Voltar
José de Santo António de Vilaça, Fr. [1731 - 1809]

José de Santo António de Vilaça, Fr. [1731 - 1809]

Frei José de Santo António Vilaça (18 de dezembro de 1731, Braga - 30 de agosto de 1809, Braga) foi um escultor, entalhador e arquiteto beneditino do séc. XVIII.

A sua vida foi dedicada, em grande parte, ao trabalho nas igrejas beneditinas das dioceses de Braga e Porto. Dono de uma vastíssima produção artística, António de Vilaça, filho do carpinteiro Custódio Ferreira, inicia-se na arte da madeira no Mosteiro de Tibães, por volta de 1757, onde acaba por professar cinco anos depois.

 

O trabalho como entalhador decorativo sempre se destacou na sua arte, muito embora executasse ainda plantas de vários edifícios religiosos e desenhasse muitas estátuas.

Desenhou também retábulos, púlpitos, sanefas, enquadramentos de portas e janelas, caixas de órgãos e cadeiras, bancos, credências e cadeiras-de-braços da maior originalidade.

Depois de ter sido enviado, no verão de 1764, para Refojos, Cabeceiras de Basto, onde desenhou toda a talha, chega ao Mosteiro de Pombeiro, em 1770, onde participou no processo de modernização do templo românico. Esta gigantesca tarefa durou duas décadas. Está sepultado no claustro principal de Tibães.