Voltar
Egas Moniz de Ribadouro [1080? - 1146]

Egas Moniz de Ribadouro [1080? - 1146]

Egas Moniz, Rico-homem portucalense, era filho de Monio Ermiges e de Ouroana, tendo nascido por volta do ano de 1080.

 

Era descendente dos Ribadouro ou dos "Gascos", uma importante família de Entre-Douro-e-Minho a quem foi confiada a educação do rei D. Afonso Henriques. Este fidalgo, que fazia parte da primeira nobreza portuguesa, exerceu enorme influência durante o governo do conde D. Henrique, surgindo como uma das figuras principais da Corte, sendo mencionado em documentos oficiais desde o final do século XI.

Quando D. Henrique morre, o mestre Egas, como era também conhecido, foi um dos que se opôs à política de submissão ao rei de Leão levada a cabo por D. Teresa. Durante a governação de D. Afonso Henriques a sua influência aumentou consideravelmente, tornando-se detentor de várias terras devido às doações feitas pelo primeiro rei de Portugal, como recompensa pelos serviços prestados.

Este ilustre nobre faleceu de morte natural a 3 de agosto de 1146, sendo sepultado no panteão da família dos Ribadouro - Capela do Corporal - contíguo ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa e posteriormente, no século XVII, o seu túmulo foi transladado para o interior do Mosteiro, onde ainda permanece.