Saltar para o conteúdo principal

Wiki

Executar Procura
Voltar para o site
Home page
  
Wiki > Páginas Wiki > Zé Do Telhado  

Zé Do Telhado

O lendário Zé do Telhado, de seu nome José Teixeira da Silva, nasceu em 1816 na freguesia de Castelões de Recezinhos, em Penafiel. A lenda advém de ter integrado uma quadrilha de assaltantes. Zé do Telhado sofria dificuldades financeiras depois da Revolução da Maria da Fonte e da Patuleia. Os seus bens são hipotecados ou vendidos, as autoridades perseguem-no. A lenda desta personagem acrescenta, ainda, que roubaria aos ricos para dar aos pobres, num gesto que desagradava às autoridades e lograria a simpatia das populações.
Julgado em condições particulares – o seu processo desapareceu misteriosamente – durante o qual não faltaram alegadas manipulações, José do Telhado é considerado culpado de vários crimes e condenado “na pena de trabalhos públicos por toda a vida na Costa Ocidental d’África e no pagamento de custas”.
Desembarcado em Luanda, tornou-se negociante em África. “Nunca esqueceu a mulher e os filhos”, a quem mandou muitas vezes dinheiro, afirma José Castro Pinto. Amigos procuraram que, em 1865, um indulto régio de 1863 fosse, também, aplicado a Zé do Telhado. A decisão do tribunal veio imediatamente: José do Telhado poderia voltar a Portugal em 1878. No entanto, aos 57 anos, Zé do Telhado morria, estando sepultado em Xissa, a 50 quilómetros de Malange.

Última modificação em 11-04-2008 16:42  por vsdrr