Ouvir
A A A
Ancede: Exposição Rostos de um Novo Norte

Ancede: Exposição Rostos de um Novo Norte

De 07-07-2017 a 30-07-2017

Baião - Feiras / Exposições

O Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião, acolhe, entre 7 e 30 de julho, a exposição itinerante “O Norte somos nós – Rostos de um Novo Norte”, promovida pela CCDR-N, em parceria com o Município de Baião e a Rota do Românico.

A inauguração da exposição está agendada para o dia 7 de julho, sexta-feira, às 17h30, com a presença de representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), do Município de Baião e da Rota do Românico, entre outras entidades. Confirme a sua presença através do e-mail: eventos@ccdr-n.pt.

Esta exposição assinala o encerramento do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (“ON.2 – O Novo Norte”), reunindo uma amostra de testemunhos dos cerca de 3.500 beneficiários do ON.2 e com uma forte presença de espelhos, de modo a que os visitantes se sintam parte do universo de pessoas apoiadas pelos fundos europeus.

A diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, é um dos “Rostos de um Novo Norte” citados na exposição, evocando a importante aplicação de fundos do ON.2, por exemplo, no projeto de “Dinamização Cultural e Turística da Rota do Românico”, que permitiu a concretização de um amplo conjunto de atividades nos domínios da (in)formação, sinalização e promoção turísticas, bem como da educação patrimonial e da animação cultural.

Além da exposição e de um livro, foi desenvolvido também nesta campanha de comunicação um filme (Parte 1; Parte 2) em que os diversos promotores são desafiados a responder à questão de como encaram o papel de ser um “Rosto de um Novo Norte”.

O “ON.2 - O Novo Norte” foi um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento e à competitividade do Norte de Portugal, integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007/2013 e nos fundos da União Europeia destinados a Portugal, que possibilitou viabilizar um investimento de cerca de 3,2 mil milhões de Euros.

A exposição está patente nas instalações do Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho, localizado junto ao Mosteiro de Ancede, Monumento de Interesse Público que integra a Rota do Românico, no seguinte horário: 5.ª F a domingo: 9h-13h e 14h-17h; restantes dias: por marcação (museu@cm-baiao.pt / telef. 255 540 550).

Local:

Mosteiro de Santo André, Ancede, Baião. GPS: 41° 6' 7.26" N / 8° 3' 25.05" O