Ouvir
A A A
Imagem do cartaz do Trilho da Pintura Mural.

Felgueiras: Trilho da Pintura Mural

23-02-2013

Felgueiras - Outros Eventos

No próximo dia 23, sábado, percorra o trilho da pintura mural e desvende os segredos desta forma de representação iconográfica, usada por excelência durante o século XVI e até ao advento do maneirismo.

Este percurso pedestre terá início na Igreja de São Martinho de Penacova, em Felgueiras, pelas 16.00 horas. Aqui poderemos apreciar a pintura existente na parede fundeira da capela-mor, onde se representa o seu orago, São Martinho. Estes frescos terão sido encomendados por D. António Melo, um dos abades comendatários do Mosteiro de Pombeiro.

De seguida, subiremos pelo castro do Monte dos Senhor dos Perdidos até avistarmos a Casa do Arcebispado, em São Vicente de Sousa. Entraremos para uma visita à casa e para conhecermos o projeto cultural que tem vindo a dinamizar. Pausa para um momento musical, proporcionado pelos alunos do Conservatório de Música de Felgueiras. 

Continuaremos o caminho que nos levará à Igreja de São Vicente de Sousa. No interior, destaque para as pinturas do teto da capela-mor, dedicadas à vida e milagres do padroeiro, efetuadas, em 1693, por Manuel Freitas Padrão, um dos fundadores da Irmandade de São Lucas de Guimarães.

No final, mesmo ao lado da Igreja, no Salão Paroquial, espera-nos o merecido jantar e uma queimada galega com a respetiva encenação.



Programa
16h00 – Concentração na Igreja de São Martinho de Penacova
Castro do Monte do Senhor dos Perdidos
Casa do Arcebispado
Momento musical pelos alunos do Conservatório de Música de Felgueiras
Igreja de São Vicente de Sousa
20h30 – Jantar


Informações e inscrições
Inscrição: 3 violas
Jantar: 7 violas

Preencha o formulário aqui

ou contacte :
T +351 968 955 236
sentirpatrimónio@gmail.com  

Local:

Concentração na Igreja de São Martinho de Penacova, Felgueiras.