Ouvir
A A A
XII Semana do Capão à Freamunde

XII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde

De 01-12-2017 a 13-12-2017

Paços de Ferreira - Outros Eventos

Entre 1 e 13 de dezembro, não perca, em Paços de Ferreira, mais uma edição da Semana Gastronómica do Capão à Freamunde. Este ano, são 14 os restaurantes aderentes. Reserve já!

Reza a tradição que o cônsul romano Caio Cânio, cansado da perda do sono por causa do cantar dos galos, conseguiu fazer aprovar uma lei impeditiva da existência destas aves na cidade de Roma. Sem contrariar a lei, houve logo quem se lembrasse de uma forma de continuar a usufruir da carne dos galos, capando-os.

Terá deste modo surgido uma nova “espécie”, o capão, que ultrapassa em beleza, tamanho e sabor, o galo macho. O “voto” de castidade concede ao animal um ar triste e envergonhado, mas torna-o gordo, opulento, dotado de uma carne tenra e das mais saborosas de todas as aves.

A XII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde concede-lhe a oportunidade de (voltar a) comprovar as qualidades descritas e que valeram já, em 2011, a concessão de Indicação Geográfica Protegida (IGP) a este capão.

Aidé – Paços Ferrara Hotel, Adega Regional Quim Cancela, A Parrilhada, A Presa, A.REI.A, Bom Garfo, Casa Anhinho, Casa de São Francisco Wine Bar, Lareu’s, O Marceneiro, O Gusto, o Telheiro, O Tarasco e São Domingos são os restaurantes que, este ano, aderiram à iniciativa, que conta, como habitualmente, com o apoio da Rota do Românico.

Nos dois primeiros fins de semana de dezembro (dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10) e no dia 13 (data da afamada Feira de Santa Luzia), os 14 restaurantes citados dispõem de Capão à Freamunde, com serviço à dose, nos seus menus. Nos restantes dias, oferecem-no alternadamente. Consulte em anexo as principais informações da XII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde.

Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o Capão à Freamunde é também o prato em destaque (acompanhado pelas Rochas da Citânia e pelas Brisas do Pilar) em mais um Fim de Semana Gastronómico, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Nos restaurantes aderentes beneficiará da oferta de um copo de vinho de boas vindas (ou de uma sobremesa) e nos alojamentos de um desconto de 20% nas noites de sexta-feira e sábado.

Aproveite a visita a Paços de Ferreira e (re)descubra o único monumento deste concelho que integra a Rota do Românico: o Mosteiro de São Pedro de Ferreira.

A Igreja do Mosteiro de São Pedro de Ferreira é um dos mais singulares monumentos do românico português. Para além da excelência da sua arquitetura, nesta Igreja conjugam-se em harmonia alçados e motivos ornamentais oriundos de diversas regiões e oficinas: Zamora-Compostela, Coimbra-Porto e Braga-Unhão. Fronteira à fachada principal, conserva-se a ruína de uma ante-igreja ou galilé de função funerária, excelente testemunho deste tipo de construção.

Inicie a sua visita pelo Centro de Informação da Rota do Românico, localizado junto ao Mosteiro de Ferreira, que estará aberto ao público nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de dezembro, nos períodos 9h-13h e 14h-17h. No dia 13, abrirá apenas durante a tarde.

Local:

14 restaurantes de Paços de Ferreira.

Anexos:
  • XII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde_RESTAURANTES

     (jpg, 107 Kb)

    Download
Galeria:
  • Semana Gastronómica_CARTAZ Aumentar
  • Capão à Freamunde Aumentar
  • Mosteiro de Ferreira Aumentar
  • Mosteiro de Ferreira Aumentar