A A A
Airães distingue a Rota do Românico

Airães distingue a Rota do Românico

23-11-2017

A Junta de Freguesia de Airães, Felgueiras, vai condecorar a Rota do Românico com a Medalha de Mérito de São Vicente, pelo trabalho em prol da conservação e valorização da Igreja de Santa Maria de Airães.

A primeira Gala de Entrega de Medalhas de Mérito de Airães vai realizar-se no dia 13 de dezembro, quarta-feira, pelas 21 horas, na sede da Junta de Freguesia, e será liderada pelo novo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca.

A Assembleia e a Junta de Freguesia de Airães pretendem, nesta cerimónia, reconhecer as instituições e personalidades que tenham contribuído para o engrandecimento de Airães, bem como enaltecer a hagiotoponímia e o simbolismo da data associada ao culto local a Santa Luzia.

Sob a forma de medalha e de diploma, serão atribuídas condecorações nas categorias “Vida” (Medalha de Mérito de Santa Maria de Airães), “Iniciativa Anual Promoção Airães" (Medalha de Mérito de Santo Amaro), “Mulheres” (Medalha de Mérito de Santa Luzia), “Revelação Ano e Juventude” (Medalha de Mérito de Santa Marinha) e “Participação Cívica” (Medalha de Mérito de São Vicente”.

A Medalha de Mérito de São Vicente, a que será atribuída à Rota do Românico, “destina-se a galardoar pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas, que, exaltando os Princípios da Participação Cívica, se tenham distinguido, de forma continuada, na promoção da qualidade de vida da Freguesia de Airães, nos mais diversos níveis de participação política, associativa e religiosa.”

A Igreja de Santa Maria de Airães, um dos 58 monumentos da Rota do Românico, é um significativo exemplar da longa permanência do padrão construtivo da época românica no Vale do Sousa. Data do final do século XIII, embora esteja documentada desde 1091. Apesar de apresentar três naves, da construção românica, originalmente de uma só nave, conservam-se apenas a cabeceira e a parte central da fachada ocidental. O portal principal revela capitéis fitomórficos e um friso com um padrão de laçaria de sabor céltico.