A A A
Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal/Brasil

Fórum do Património Arquitetónico

25-05-2017

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, vai acolher, nos próximos dias 25 e 26 de maio, a quarta edição do Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal/Brasil.

Este Fórum, que tem contribuído para o aprofundamento dos laços de cooperação entre os dois países, é uma coorganização da Universidade de Aveiro, Rota do Românico, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Núcleo de Campinas (São Paulo) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

O Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal/Brasil constitui uma oportunidade de debate bilateral, dirigida aos técnicos, comunidade científica, empresas, agentes culturais, municípios, instituições ligadas à preservação e manutenção do Património e a todos os interessados por este tema.

O Fórum pretende contribuir para a divulgação e discussão do trabalho que tem sido desenvolvido nos dois países em torno do Património edificado, das políticas e estratégias de salvaguarda, das metodologias integradas de intervenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor.

Deste modo, o objetivo principal deste evento passa pela partilha de saberes e experiências ao nível técnico, científico e cultural, que permitirá consolidar ações conjuntas, parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Património, com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum.

Todas as informações sobre o Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal/Brasil, que terá como cenário o antigo mosteiro beneditino de Pombeiro, estão disponíveis no sítio da Internet do evento.

Até 6 de abril, está aberta, para os interessados, a chamada para a submissão de posters, enquadrada num dos sete temas do Fórum de 2017:
Tema 1 - Gestão do Património;
Tema 2 - A problemática da classificação;
Tema 3 - O valor do Património;
Tema 4 - O valor da envolvente para o Património;
Tema 5 - Novas tecnologias para a comunicação do Património;
Tema 6 - O (re)uso do Património;
Tema 7 - Aplicação prática de conceitos de reabilitação, conservação e proteção.

Anexos:
  • Fórum_CARTAZ

     (jpg, 826 Kb)

    Download
Links relacionados:
  1. > Fórum_Sítio da Internet