A A A
Jornadas do Património Cultural

Paredes: Jornadas do Património Cultural

04-05-2018

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes, vai dinamizar, entre os dias 4 e 19 de maio, um conjunto de atividades culturais (exposições, visitas, palestras…). A Rota do Românico é uma das entidades parceiras do evento.

Estas Jornadas do Património Cultural, enquadradas nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, iniciam-se no dia 4 de maio, sexta-feira, na Torre dos Alcoforados, em Lordelo. Aquele Imóvel de Interesse Público, integrado na Rota do Românico, vai abrir portas para uma exposição de trajes tradicionais, que se vai prolongar até ao dia 11 de maio.

No dia 7, segunda-feira, pelas 15 horas, o Mosteiro de São Pedro de Cête, Monumento Nacional também abrangido pela Rota do Românico, vai receber o “Encontros com o Património”. Este evento vai contar com a participação, entre outros, de Beatriz Meireles, vereadora da Cultura do Município de Paredes, Maria Antónia Silva, técnica superior de Arqueologia do Município de Paredes, José Maia Marques, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico.

Entre 14 e 19 de maio, a Casa da Cultura de Paredes vai ter patente uma exposição fotográfica dedicada ao património nacional e europeu, estando ainda prevista a realização de visitas guiadas, destinadas à comunidade escolar, a diversos elementos patrimoniais do concelho paredense, incluindo a Igreja de São Cristóvão de Louredo, bem como a monumentos da Rota do Românico: Torre do Castelo de Aguiar de Sousa (Monumento de Interesse Público) e a Capela da Senhora da Piedade da Quintã, em Baltar.

O Município de Paredes, outra das entidades parceiras das referidas Jornadas do Património Cultural, vai promover também, entre 5 de maio e 23 de junho, aos sábados, entre as 9 e as 13 horas, a iniciativa "Património e Pintura", com diversos workshops de expressão plástica.

Os dois primeiros terão lugar no Mosteiro de Cête, nos dias 5 e 12 de maio, e serão dedicados à pintura em acrílico, sob orientação de Gracinda Ramos. Todas as informações estão disponíveis no sítio da internet do Município de Paredes.