A A A
Imagem do cartaz do EMYA 2012.

“Óscares” dos Museus da Europa em Penafiel

14-05-2012

O Museu Municipal de Penafiel recebe de 16 a 20 de maio, quarta-feira a domingo, a Assembleia Anual do Fórum Europeu dos Museus, cujo ponto alto será a cerimónia de entrega, dia 19 de maio, às 18 horas, do prémio de Museu Europeu do Ano - EMYA.

Ao todo são 46 os Museus europeus em competição oriundos de países como Alemanha, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Portugal conta com três museus candidatos ao Prémio EMYA: o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (Faial), o Hotel-Museu do Convento de São Paulo (Redondo) e o Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa).

Além dos três museus nacionais, figuram museus como o Children’s Book Museum, em Haia, o norueguês Rockheim: The National Museum of Pop and Rock, em Trondheim, o estónio NUKU Museum of Puppetry, em Talim, o DDR Museum, em Berlim, entre muitos outros.

Além da entrega do prémio de Museu Europeu do ano, serão ainda anunciados, em Penafiel, os vencedores do Silletto Prize, que distingue um museu que nos últimos dois anos tenha demonstrado um alto grau de envolvimento da comunidade local, e ainda o  Kenneth Hudson Award, atribuído a um museu, pessoa, projeto ou grupo que se tenha evidenciado pela sua audácia, muitas vezes controversa.

O European Museum Forum é uma organização que funciona sob o alto patrocínio do Conselho da Europa, contribuindo há mais de três décadas para melhorar a qualidade pública dos museus europeus.

O EMYA (European Museum of the Year Award), criado em 1977, tem com objetivo reconhecer a excelência entre os Museus da Europa, públicos ou privados, de pequena ou grande dimensão, mas que apresentem conteúdos altamente inovadores, permitindo uma autêntica "ponte" entre a museologia e o cidadão, contribuindo para uma democratização cultural.

O Museu Municipal de Penafiel, que organiza a cerimónia, foi vencedor do prémio Melhor Museu Português 2010 atribuído pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, foi ainda nomeado para o EMYA 2009 tendo na altura chegado à lista final de nomeados.