A A A
RR assinala o DIMS 2017

Rota do Românico assinala o DIMS 2017

18-04-2017

A Rota do Românico vai associar-se, novamente, às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), celebrado a 18 de abril, promovendo um conjunto de iniciativas nos dias 18, 19, 20 e 23. Participe!

Atividades pedagógicas, uma exposição e visitas guiadas fazem parte do programa.

Nos dias 18 e 19, o serviço educativo da Rota do Românico vai dinamizar atividades lúdico-pedagógicas nos concelhos de Resende e Penafiel, destinadas à comunidade escolar.

No dia 20, quinta-feira, pelas 15 horas, será inaugurada, no Museu Municipal - Museu do Móvel, em Paços de Ferreira, a exposição itinerante “Rota do Românico. Uma Experiência Fundada na História.”, que será acompanhada por uma breve palestra sobre o projeto turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta exposição, que estará patente naquele espaço museológico até ao dia 27 de maio, é constituída por um conjunto de aguarelas dedicadas aos elementos patrimoniais da Rota do Românico, da autoria de António Silva.

No domingo, 23, a Rota do Românico vai dinamizar visitas guiadas gratuitas a quatro dos seus objetos patrimoniais:
10h00 - Mosteiro do Salvador de Travanca (Amarante);
11h30 - Torre de Vilar (Lousada);
15h00 - Igreja de São Mamede de Vila Verde (Felgueiras);
16h00 - Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo (Amarante).

As inscrições poderão ser efetuadas neste endereço, até às 17 horas do dia 21, sexta-feira.

As deslocações entre os monumentos citados deverão ser asseguradas pelos participantes.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Em cada país, é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito. Em Portugal, cabe à DGPC (Direção-Geral do Património Cultural) assegurar a organização e divulgação do programa nacional do DIMS, que em 2017 será subordinado ao tema “Património cultural e turismo sustentável.”