A A A
Imagem da cerimónia de entrega da Medalha de Ouro de Mérito Municipal.

RR distinguida com Medalha de Ouro

27-07-2012

A Câmara Municipal de Lousada distinguiu a Rota do Românico com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, reconhecendo assim a relevância deste projeto para o concelho de Lousada, para a região do Tâmega e Sousa e para o país.

Na atribuição desta distinção a autarquia lousadense destacou, ainda, o facto de merecer especial saliência o conjunto de intervenções nos monumentos deste concelho que integram a Rota do Românico, evidenciando as suas particularidades e características arquitetónicas, e assegurando a devida conservação, salvaguarda e valorização.

A identificação das populações locais, a corresponsabilização pela defesa do património, a sensibilização para as referências identitárias, a redescoberta da história local, a elevação da autoestima e o reforço do sentido de pertença manifestaram-se, igualmente, como valorativos deste projeto, já galardoado nacional e internacionalmente.

Este reconhecimento junta-se a outras distinções públicas, corporizadas em quatro importantes prémios: a Medalha de Mérito Turístico, atribuída pelo Governo português; o Prémio Turismo de Portugal 2009 - Requalificação de Projeto Público, atribuído pelo Turismo de Portugal; o Prémio Novo Norte - Norte Civitas, atribuído pela CCDR-N e pelo Jornal de Notícias; e o XXXV Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, conquistado durante a FITUR - Feira Internacional de Turismo, em Madrid.

  • Jorge Magalhães, Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Rosário Correia Machado, Diretora da Rota do Românico, e Alberto Santos, Presidente da VALSOUSA. Aumentar
  • Perspetiva do Auditório Municipal de Lousada Aumentar
  • Rosário Correia Machado, Diretora da Rota do Românico, a discursar Aumentar
  • Perspetiva do Auditório Municipal de Lousada Aumentar