A A A
Rota do Românico recebe Menção Honrosa

Rota do Românico recebe Menção Honrosa

09-11-2016

A monografia “Rota do Românico”, editada em novembro de 2014 pelo Centro de Estudos do Românico e do Território, foi distinguida com uma Menção Honrosa pelo júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2016.

O Prémio A. de Almeida Fernandes, promovido em parceria pelos Municípios de Ponte de Lima e de Viseu, pretende contribuir para o reconhecimento de estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, homenageando Armando de Almeida Fernandes (1917-2002), investigador e autor de uma notável obra histórica.

A obra “Rota do Românico”, em dois volumes, desempenha um papel de relevo na divulgação da história e da arte dos 34 monumentos que integraram a Rota do Românico em 2010, bem como na disponibilização de novos dados históricos dos concelhos que aderiram ao projeto: Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.

Embora o enfoque seja colocado nos monumentos que resultaram do alargamento da Rota do Românico aos concelhos do Baixo Tâmega e do Douro Sul, foram também incluídos na obra referida os três elementos patrimoniais que, embora localizados em concelhos do Vale do Sousa, pela sua importância arquitetónica e histórica, foram também integrados em 2010.

A publicação “Rota do Românico”, recorde-se, deu continuidade à monografia editada em 2008, sob o título “Românico do Vale do Sousa”, dedicada aos 21 monumentos iniciais do projeto, situados nos concelhos de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva.

A Professora Doutora Lúcia Rosas, do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, assumiu a coordenação científica da obra agora distinguida, bem como a autoria dos conteúdos escritos, em parceria com os Professores Doutores Nuno Resende e Maria Leonor Botelho, da mesma instituição.

O Prémio A. de Almeida Fernandes 2016 foi atribuído à obra "Da representação documental à materialidade do espaço: Território da diocese de Braga (sécs. IX-XI)", da autoria de André Evangelista Marques (Edições Afrontamento), numa decisão do júri constituído pelo Prof. Doutor José Augusto de Sottomayor-Pizarro (Universidade do Porto), pela Prof. Doutora Hermínia Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), pela Prof. Doutora Maria Teresa Nobre Veloso (Universidade de Coimbra) e pela Dr.ª Flávia Fernandes (filha do Doutor A. de Almeida Fernandes).

A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes, de entrada livre, terá lugar no Auditório Municipal de Ponte de Lima, no dia 26 de novembro, sábado, às 17 horas.