Ouvir

Memória Histórica

Egas MonizA história do Tâmega e Sousa é indissociável da nobreza e das ordens religiosas. O berço da Nação tem raízes profundas nestas terras, por onde caminharam algumas das principais figuras da época da Fundação.

Egas Moniz, o aio de D. Afonso Henriques e principal estratega na Reconquista Cristã, é um dos mentores do desenvolvimento e da importância da região na história portuguesa.
  
As famílias dos Ribadouro, de Paço de Sousa, os Sousa ou Sousões, de Pombeiro, e os Baião, três das cinco que constituíram a primeira nobreza portuguesa, estão intimamente ligadas ao Tâmega e Sousa.

Alguns dos seus nobres ocuparam altos cargos junto da primeira dinastia de Portugal, contribuindo ativamente, durante a Reconquista Cristã, para que o território do então Condado Portucalense crescesse.

Muitos dos homens que lutaram contra os árabes ao lado do Conde D. Henrique, de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, saíram destas terras. O seu legado, patente em Honras, Mosteiros, Igrejas e outras obras de arquitetura, é o testemunho histórico da importância desta região e da valentia das suas gentes.

500>549