Ouvir
A A A

Personalidades Históricas

A História é um fluxo em movimento: factos passados influenciam ocorrências futuras, o presente é feito do muito já vivido e prepara o caminho para o que há-de vir. Falar da História deste território é também trazer à memória algumas das figuras relevantes que influenciaram, viveram, passaram e possuíram estas terras. Mesmo correndo o risco de não serem mencionadas personalidades importantes da História do Tâmega e Sousa, neste período e contexto histórico, deixamos aqui uma pequena lista dos vultos que mais influência exerceram na época.

    Página 1 de 4Ir para a página seguinte

    Ir para a páginaIr para

    • Afonso Henriques, D.

      Afonso I, mais conhecido pelo seu nome de príncipe, Dom Afonso Henriques (Coimbra, Guimarães ou Viseu, 1109 (?) - Coimbra, 1185), foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão.

    • Aires Gomes da Silva

      Aires Gomes da Silva foi um militar do século XV, nascido numa conceituada família portuguesa, com origem nos reis de Leão.

    • Almançor, Abu Amir Muhammad

      Muhammad Ibn Abdullah Ibn Abi Amir, Al-Hajib Al-Mansur (Torrox, Málaga, 938 – Medinaceli, 8 de agosto de 1002) foi o governador de Al-Andalus, antigo nome árabe da região da Andaluzia, em Espanha, nos finais do século X e início do século XI.

    • António, D., Prior do Crato

      O último Abade Comendatário do Mosteiro de Pombeiro nasceu em Lisboa, no ano de 1531, sendo filho bastardo do Infante D. Luís e de mulher plebeia – Violante Gomes, a Pelicana -, e neto de D. Manuel I.

    • Arnaus, Mestre

      Arnaus terá sido um artista particularmente imaginativo e de capacidades técnicas muito acima dos seus pares, sendo o mais interessante fresquista do Renascimento português.

    • Egas Moniz de Ribadouro

      Egas Moniz, Rico-homem portucalense, era filho de Monio Ermiges e de Ouroana, tendo nascido por volta do ano de 1080.

    • Estêvão Anes, Abade D.

      O Abade D. Estevão Anes esteve à frente do Mosteiro de São Pedro de Cête a partir de 1278, vindo a falecer em 1323.

    • Fulgêncio de Bragança, D.

      Nascido em 1568, era o quarto filho de D. Jaime, Duque de Bragança, e da Duquesa D. Joana de Mendonça. Foi o último Abade Comendatário do Mosteiro de Travanca.

    • Gil Martins de Ribavizela

      D. Gil Martins de Ribavizela (1210 - ?) foi um Rico-homem e militar português do reinado de D. Afonso III.

    • Gomes Eciegas

      Nasceu em 1024 e faleceu a 1102. Era filho do conde D. Aciega Visóis, senhor de Basto, e de D. Aragunta Soares. Foi Infanção da corte de D. Fernando, governador da Terra de Sousa e fundador, juntamente com sua mulher Gontroda, do Mosteiro de Pombeiro.

    Página 1 de 4Ir para a página seguinte

    Ir para a páginaIr para