A A A

Equipa


 

Diretora

Rosário Correia Machado
rotadoromanico@valsousa.pt
Maria do Rosário Neves Pereira Correia Machado nasceu a 19 de julho de 1969, em Lisboa. Casada, mãe de três filhos. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 2002 termina uma pós-graduação em Gestão de Centros Urbanos, promovida pela Urbe, no âmbito da qual efetuou estágios em Londres e Turim. Conclui em 2006 a pós-graduação em Turismo, Ordenamento e Gestão do Território, no âmbito do Plano de Formação para a Rota do Românico do Vale do Sousa. Em 2011 termina o Curso de Gestão Pública na Administração Local, pelo CEFA. Iniciou, em 2015, o programa doutoral em Estudos Culturais, na Universidade do Minho.

O seu percurso profissional principia por terras de Moçambique, em 1996, numa ONG Suíça. Em 1997, aceita o desafio de vir para a região Norte coordenar tecnicamente o projeto Pacto Territorial para o Emprego do Vale do Sousa. Integra, no ano de 2001, o quadro de pessoal da VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa, como Coordenadora do Gabinete de Apoio Técnico e Desenvolvimento.

Pelas funções que desempenhava, esteve envolvida na conceção e desenvolvimento de vários projetos, designadamente o Vale do Sousa Digital e a Rota do Românico do Vale do Sousa. Em 2006, por nomeação do Conselho de Administração da VALSOUSA, passa a Diretora da Rota do Românico, que em 2010 alarga a sua intervenção a todos os municípios do Tâmega e Sousa. É Diretora do Centro de Estudos do Românico e Território, Copresidente da Comissão Científica da Rota do Românico e membro da Direção Executiva da TRANSROMANICA.

É membro do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e, em 2014, foi perita avaliadora de proposta a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Autora de vários artigos sobre a temática do desenvolvimento regional, património, cultura e turismo. Colunista permanente do projeto de comunicação online patrimonio.pt e membro do Conselho Editorial do Jornal de Notícias.



Área Administrativa

Adelaide Amorim
adelaide.amorim@valsousa.pt
Adelaide João de Sousa Amorim nasceu a 5 de março de 1979, no Porto, e reside atualmente em Paços de Ferreira. Concluiu o 12.º ano na área económico-social em 1997, tendo frequentado posteriormente a Licenciatura em Gestão de Empresas, na Universidade Moderna.
 
Ao longo dos últimos anos acumulou diversas funções na área administrativa, em diversas atividades: comércio, hotelaria, recursos humanos e consultoria financeira. Integra, desde maio de 2010, a equipa da Rota do Românico.



Serviço Educativo

Joaquim Costa
joaquim.costa@valsousa.pt 
Joaquim Luís de Oliveira Costa nasceu a 22 de maio de 1976, no Porto. Licenciou-se em Ciências Históricas – Ramo Científico pela Universidade Portucalense, em 1999. Em 2003 concluiu a Pós-graduação em Ciências Documentais (nas opções de Biblioteca e Arquivo) na mesma universidade. Em 2007 finalizou o Mestrado em Ciências da Informação, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Em 2016 concluiu o Doutoramento em Ciências da Informação – Ramo Biblioteconomia e Arquivo, na Universidade Fernando Pessoa.

O seu percurso profissional principia em 2003 como Catalogador na empresa Porto Editora, passando nesse mesmo ano a desempenhar funções de Bibliotecário no IPAM, Matosinhos. Em 2004, inicia a atividade de Documentalista na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, até junho de 2007, quando começa a exercer funções de Técnico Superior na Biblioteca Municipal de Felgueiras. Maio de 2010 marca o início da sua ligação à VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, através da Rota do Românico.

Tânia Nogueira
tania.nogueira@valsousa.pt 
Tânia Patrícia Miranda Azeredo Nogueira nasceu a 21 de dezembro de 1990, em Amarante, e reside atualmente em Baião. Licenciou-se no ano de 2012 em Educação Básica, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Em 2014, terminou o mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, também na UTAD.

Integra, desde setembro de 2015, a equipa da Rota do Românico, no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL).



Conservação e Salvaguarda

Ricardo Magalhães
ricardo.magalhaes@valsousa.pt 
Ricardo Augusto Teixeira Pinto de Magalhães nasceu a 9 de agosto de 1975, em Amarante. Concluiu no ano de 1998 o Bacharelato em Engenharia Civil no Instituto Superior de Engenharia Civil do Porto (ISEP), tendo-se licenciado posteriormente em Engenharia Civil – Ramo de Infraestruturas e Ambiente, em 2001, também pelo ISEP.
 
Entre 1999 e 2001 exerceu funções no Gabinete de Apoio Técnico (GAT) do Baixo Tâmega onde realizou vários projetos de engenharia e fiscalização de obra. Entre 2001 e 2004 foi responsável pela fiscalização do Aterro Sanitário do Baixo Tâmega, bem como pela fiscalização do encerramento de 10 lixeiras.
 
Em 2004 ingressa na Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT), onde em estreita colaboração com o citado GAT, é responsável pela implementação do Pacto Territorial para o Baixo Tâmega, desempenhando também funções de acompanhamento de candidaturas no III Quadro Comunitário de Apoio.
  
Em janeiro de 2009, sob proposta do Conselho Diretivo, é nomeado Secretário-geral da AMBT. Após a adesão, em março de 2010, dos municípios do Tâmega à Rota do Românico, passou a integrar a equipa técnica deste projeto.


Nelson Antunes
nelson.antunes@valsousa.pt 
Rui Nelson Carreira Antunes nasce a 20 de junho de 1979, em Vila Real. Termina a licenciatura em Engenharia Civil na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no ano de 2005. Em 2009 conclui uma Pós-graduação em Reabilitação do Património Edificado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
  
Inicia, em 2005, o seu percurso profissional como projetista na empresa Tec_Mat - Engenharia Civil, Lda. Em 2006 efetua um estágio, com a duração de um ano, na Direção Regional de Edifícios e Monumentos do Norte. Na área da produção, a partir de 2007, exerce funções numa empresa de construção da região do Douro, e, em 2008, realiza um estágio na Sociedade de Construções Soares da Costa, SA.
  
No âmbito do projeto e fiscalização, presta serviços, desde 2007, a várias empresas, designadamente, GSET - Global Serviços e Engenharia Total, Lda., Cotefis - Gestão de Projetos, SA e JFA Engenharia e Consultoria Lda. Integra, desde maio de 2010, a equipa da Rota do Românico.


Vítor Marinho
vitor.marinho@valsousa.pt  
Vítor Manuel da Silva Marinho nasceu a 20 de Maio de 1977, em Celorico de Basto. Concluiu no ano de 1999 o Bacharelato em Engenharia do Ambiente e do Território no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), tendo-se licenciado posteriormente em Engenharia do Ambiente e do Território em 2003, também pelo IPB.

Em 2000 ingressa na Associação de Municípios do Vale do Sousa, tendo desenvolvido o seu trabalho no âmbito do Sistema de Resíduos do Vale do Sousa, bem como na área do Ruído Ambiente, entre outras áreas do Ambiente.

No âmbito das funções desempenhadas, acompanhou a selagem de várias lixeiras do Vale do Sousa, bem como diversas obras do Sistema de Resíduos (Aterros Sanitários, Ecocentros, Estação de Triagem, etc). Faz também o acompanhamento e fiscalização do Serviço de Recolha de RSU e Limpeza Urbana nos municípios de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. Desde Maio de 2011, colabora com a equipa da Rota do Românico.



Planeamento e Comunicação

António Coelho
antonio.coelho@valsousa.pt
António José da Rocha Coelho nasceu a 24 de março de 1975, em Paredes. Licenciou-se em Geografia – Ramo Científico pela Faculdade de Letras do Porto (FLUP), em 1997. Em 2003 concluiu a Pós-graduação em Geografia Humana, Território e Desenvolvimento pela FLUP.
 
Em 2006, no âmbito do Plano de Formação para a Rota do Românico do Vale do Sousa concluiu a Pós-Graduação em Turismo, Ordenamento e Gestão do Território pela Universidade Fernando Pessoa e, no ano seguinte, a Especialização em Web – Turismo e Tecnologia para a Competitividade. No mesmo ano finalizou a Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Católica.
   
A nível profissional, esteve ligado, entre 1997 e 2004, à docência em vários estabelecimentos públicos do ensino básico e secundário. Entre 2004 e 2006 foi responsável pela instalação, gestão e coordenação geral da Porta de Lamas de Mouro, estrutura de apoio turístico e de educação ambiental localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Melgaço. Em setembro de 2007 iniciou a sua ligação à VALSOUSA– Associação de Municípios do Vale do Sousa e à Rota do Românico.



Turismo

Duarte Pinheiro
duarte.pinheiro@valsousa.pt
António Duarte de Sousa Araújo Pinheiro nasceu em Amarante a 3 de outubro de 1969. Concluiu a licenciatura em Turismo, no ano de 2002, no ISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. Em 2013, concluiu o mestrado em Património e Turismo Cultural, na Universidade do Minho.

Os primeiros passos no turismo começaram em 1989, após ter concluído um curso médio de rececionista de turismo e integrado o departamento de incoming da Top Tours – Viagens e Turismo no Porto. Em 1992 regressa à terra natal onde esteve, durante três anos, na empresa RTA – Rio Tâmega Turismo e Recreio, S.A. Por razões académicas volta ao Porto, em 1995, e exerce as funções de promotor comercial para o Norte na companhia de aviação Air France.
 
Os últimos anos foram dedicados à Terra-Mãe, Lda., um projeto pessoal de formação profissional, turismo e artesanato. Entra para a Comunidade Urbana do Vale do Sousa em setembro de 2007, onde integra a equipa da Rota do Românico, depois de concluir a Pós-Graduação em Marketing Integrado de Comunicação e Promoção do Turismo no âmbito do Plano de Formação desta entidade e da Universidade Fernando Pessoa.