A A A
Imagem do "Selo de Qualidade - Rota do Românico".

Selo de Qualidade - Rota do Românico


A Rota do Românico pretende assegurar um patamar de qualidade uniforme dos produtos e serviços prestados aos turistas e visitantes da região.

Nesse sentido, é sua intenção promover a atribuição de um “Selo de Qualidade – Rota do Românico” aos empreendimentos turísticos, aos estabelecimentos de restauração e bebidas e aos produtores e comerciantes de produtos com origem nas artes e ofícios tradicionais, existentes na área de influência da Rota do Românico.

O “Selo de Qualidade – Rota do Românico” insere-se no âmbito de um Sistema de Valorização de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico.


Objetivos do Sistema de Valorização de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico

- Prosseguir com o esforço de qualificação e valorização do património e de dinamização da atividade turística desenvolvido pela Rota do Românico, envolvendo diferentes parceiros – públicos e privados, com e sem fins lucrativos.

- Assegurar um patamar de qualidade uniforme capaz de garantir uma oferta equilibrada e harmoniosa dos diferentes tipos de bens e serviços disponibilizados ao turista e visitantes dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega.

- Promover a introdução de sistemas de medição da qualidade do destino, face aos quais seja possível avaliar produtos e serviços turísticos, e que sejam posteriormente objeto de sistemas de certificação.

- Defender o património cultural, de natureza material ou imaterial, da região dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega e a autenticidade da sua oferta turística;

- Consolidar o produto turístico de forma integrada e aumentar o nível de confiança e satisfação dos visitantes e turistas;

- Melhorar a imagem e o prestígio da Rota do Românico e do turismo da região;

- Acrescentar valor à Rota do Românico como produto turístico;

- Estimular nos intervenientes da indústria turística uma melhoria nos padrões de qualidade, em produtos, serviços e recursos humanos;

- Garantir uma maior cooperação entre todos os agentes, públicos e privados, que participam no setor do turismo;

- Diferenciar a oferta turística da região;

- Promover a atribuição de um "Selo de Qualidade – Rota do Românico" aos agentes económicos locais ligados à atividade turístico-cultural, mediante um processo de qualificação.

Anexos:
  • Sistema para a Valorização de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico_APRESENTAÇÃO e CARTA DE PRINCÍPIOS

     (pdf, 67 Kb)

    Download
  • Sistema para a Valorização de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico_REGULAMENTO

     (pdf, 80 Kb)

    Download
Links relacionados:
  1. > Rota do Românico atribuiu mais 35 “Selos de Qualidade”
  2. > Rota do Românico atribuiu "Selos de Qualidade"
  3. > Selo de Qualidade: segunda fase