A A A

Como Chegar

  Sinalização da Rota do Românico.
As principais ligações rodoviárias ao território do Tâmega e Sousa fazem-se pelas seguintes autoestradas (A) ou itinerários principais (IP):

- A4/IP4 (A28 / Matosinhos / Maia / Valongo / Paredes / Penafiel / Marco de Canaveses / Amarante / Vila Real / Bragança);

- A7 (A28 / Póvoa de Varzim / Famalicão / Guimarães / Felgueiras / Celorico de Basto / Fafe / Vila Pouca de Aguiar / A24);

- A11 (A28 / Esposende / Braga / Guimarães / Felgueiras / Lousada / Penafiel / A4);

- A24 (Chaves / Vila Real / IP4 / Resende / Cinfães / Viseu / A25);

- A41 (Matosinhos / Maia / A3 / Valongo / A42 / Paredes / A4 / Espinho);

- A42 (A41 / Alfena / Paredes / Paços de Ferreira / Lousada / A11 / Felgueiras);

- Castelo de Paiva: A4 / Penafiel Sul / N106 / N224 (IC35) ou A1 / A32 / Canedo - Feira / N222 ou A1 / Santa Maria da Feira / EM 504 / N222.

Se vem do Norte de Portugal ou da Galiza (Espanha) através da A28 (Caminha/Porto), da A3 (Valença/Porto), da A7 (Vila Pouca de Aguiar/Póvoa de Varzim) ou da A24 (Chaves/Viseu) entre no Tâmega e Sousa pela A41 CREP, pela A42, pela A11 ou pela A4/IP4. 

Se vem do Centro ou Sul de Portugal pela A1 (Lisboa/Porto) ou pela A29 (Albergaria-a-Velha/Vila Nova de Gaia) opte pela A41 / Este / A41 CREP. Depois escolha a A4 (Vila Real) ou, se preferir entrar pelo norte do Tâmega e Sousa, a A42 (Felgueiras). Se preferir a A24 (Viseu/Chaves), em Vila Real tome o IP4/A4 na direção do Porto.

A partir da cidade do Porto, a estrada N108 oferece-lhe a possibilidade de descobrir alguns dos miradouros mais deslumbrantes do Tâmega e Sousa, percorrendo a belíssima estrada marginal do rio Douro ao longo de Paredes, Penafiel, Marco de Canaveses e Baião. Na margem sul do Douro e a partir de Vila Nova de Gaia, a estrada N222 desempenha o mesmo papel, atravessando os concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães e Resende.

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, no Porto, localiza-se apenas a cerca de 20 minutos de distância do Tâmega e Sousa. A partir do Aeroporto siga pela A41 CREP (Felgueiras).

Uma alternativa bastante válida para chegar ao Tâmega e Sousa poderá ser concretizada através da Linha ferroviária do Douro, utilizando a Linha Urbana do Porto "Caíde/Marco de Canaveses” ou a Linha Regional “Porto/Régua - Pocinho”. Depois saia numa das múltiplas estações/apeadeiros: Recarei-Sobreira, Cête, Paredes, Penafiel, Meinedo, Caíde, Livração, Marco de Canaveses, Mosteirô, Ermida, entre outros (ver horários em anexo).

Poderá ainda deslocar-se por via fluvial, descobrindo lugares magníficos. Suba o rio Douro e saia num dos vários cais para embarcações turísticas e de recreio: Pedorido ou Castelo, em Castelo de Paiva; Rio Mau ou Entre-os-Rios, em Penafiel; Torrão, Bitetos, Alpendorada ou Rampa da Seara, no Marco de Canaveses; Escamarão, Rampa de Mourilhe ou Porto Antigo, em Cinfães; Pala, Estação de Aregos ou Ermida, em Baião; Caldas de Aregos ou Mogueira, em Resende.

Descubra a melhor forma de chegar ao Tâmega e Sousa e boa viagem!


Sinalização da Rota do Românico

A Rota do Românico, tal como os seus principais acessos, está devidamente sinalizada em toda a região. 

Ao longo do percurso irá deparar-se, na proximidade das interseções viárias (cruzamentos, entroncamentos e rotundas), com sinais que o informarão se deverá seguir em frente, virar à direita ou, como no exemplo seguinte, virar à esquerda:

 Sinal da Rota Românico para virar à esquerda.

Depois das citadas interseções, o sinal de identificação da Rota do Românico confirmará se tomou a decisão correta:

Sinal de identificação da Rota Românico.

Na proximidade dos monumentos da Rota do Românico vai encontrar a indicação relativa a cada um deles. É o caso, por exemplo, do Mosteiro de Paço de Sousa:

Sinalização relativa a cada um dos monumentos.

Anexos:
  • Rota do Românico - Mapa Geral

     (pdf, 10 Mb)

    Download
  • Rota do Românico - Percurso "Vale do Sousa"

     (pdf, 5 Mb)

    Download
  • Rota do Românico - Percurso "Vale do Douro"

     (pdf, 2 Mb)

    Download
  • Rota do Românico - Percurso "Vale do Tâmega"

     (pdf, 5 Mb)

    Download
  • Horário CP Linha Caíde/Marco de Canaveses

     (pdf, 236 Kb)

    Download
  • Horário CP Linha Porto/Régua – Pocinho

     (pdf, 348 Kb)

    Download