A A A

1 Dia | À Descoberta do Douro Românico

Vale do Douro Estação de Aregos (Tormes) Barca d Mosteiro de Santa Maria de Cárquere Igreja de São Martinho de Mouros Museu Municipal de Resende Cavacas de Resende
Uma visita inesquecível à Rota do Românico, usando como meios de transporte o comboio, o barco e o carro, com o deslumbrante vale do Douro sempre no horizonte.

Conheça outras propostas aqui.
Programa da Visita

09h10Partida da estação de S. Bento | Porto
10h41

Chegada à estação de Aregos (Tormes) | Baião
Sinta-se um verdadeiro Jacinto, a personagem de Eça de Queiroz na obra A Cidade e as Serras, que iniciou o caminho até ao velho solar de Tormes a partir desta estação de Aregos…

11h00Travessia do rio Douro na Barca d'Aregos
Reza a história que para facilitar a passagem do rio, os primeiros reis de Portugal foram criando, para as pobres gentes daquele tempo, as chamadas “barcas de por Deus”, passagens gratuitas em locais onde o povo mais necessitava. As Caldas de Aregos existem desde o século XII, quando D. Mafalda, rainha de Portugal, mandou ali construir uma albergaria, precursora dos diversos balneários termais que se sucederam ao longo dos tempos.
11h30

Mosteiro de Santa Maria de Cárquere | Resende
Panteão da linhagem dos Resendes, Cárquere possui alguns elementos da sua estrutura inicial românica: a torre e uma fresta do referido panteão. Aqui surge um dos temas mais peculiares do românico português, as beak heads. A este Mosteiro está associada a lenda da cura das pernas de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal...

13h00Almoço em Porto de Rei (Resende), junto à margem do rio Douro
15h00

Igreja de São Martinho de Mouros | Resende
Monumento que se destaca no românico português, a Igreja de São Martinho de Mouros impressiona pela robustez da sua torre-fachada. Porém, não obstante a sua aparência militar, nunca cumpriu funções que não fossem as religiosas.

16h30

Museu Municipal de Resende
Situado na antiga cadeia concelhia, construída na década de 30 do século XX, este museu é constituído por dois núcleos expositivos principais: o etnográfico, que caracteriza os usos e costumes da região, e o arqueológico, composto por um conjunto de achados desde a pré-história aos nossos dias.

19h15

Partida da estação de Aregos

20h45

Chegada à estação de S. Bento

Preço por pessoa: 79,00€
IVA incluído

Crianças até aos 10 anos: 50%

Inclui viagem de comboio (ida e volta) em classe turística, entre a estação de S. Bento (Porto) e a estação de Aregos, acompanhamento por guia a partir da estação de Aregos (Baião), visita guiada aos monumentos da Rota do Românico, almoço, transporte no local e seguro de acidentes pessoais.

N.º de participantes (mínimo/máximo): 4 a 8

Informações e Reservas
Living Tours
T +351 228 320 992
Reservar

Rota do Românico
T +351 255 810 706 | 918 116 488
visitasrr@valsousa.pt