A A A

1 Dia | Amadeo de Souza-Cardoso: Entre Cores, Pedras e Sabores

Amadeo de Souza-Cardoso Centro Histórico de Amarante Museu Amadeo de Souza-Cardoso Casa de Manhufe Mosteiro de São Martinho de Mancelos Mosteiro do Salvador de Travanca

Uma viagem à vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), figura maior do Modernismo português, que inclui a visita ao Museu homónimo, à sua casa paterna, atelier e túmulo, bem como aos antigos Mosteiros românicos de Mancelos e Travanca.

As próximas visitas estão agendadas para os dias 11 e 25 de março. Inscreva-se já!

Conheça outras propostas aqui.

Programa da Visita

MANHÃEncontro em hora e local a definir
Centro Histórico de Amarante

As ruas típicas, o convento de S. Gonçalo e a ponte sobre o rio Tâmega vão certamente surpreendê-lo! A afamada doçaria conventual amarantina, vai despertar-lhe a gula…

Museu Amadeo de Souza-Cardoso
Parta à descoberta de um dos maiores pintores modernistas portugueses. Amadeo de Souza-Cardoso destaca-se entre todos eles pela qualidade excecional da sua obra e pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX. Fundado em 1947, este Museu guarda um vasto espólio respeitante à história local e a escritores e artistas amarantinos como António Carneiro, Acácio Lino, António Cândido, Teixeira de Pascoaes, Agustina Bessa-Luís, entre outros.

Almoço
TARDECasa de Manhufe
Visita parcial à casa onde nasceu e viveu Amadeo de Souza-Cardoso, bem como ao seu atelier (Casa do Ribeiro).

Mosteiro de São Martinho de Mancelos
Mancelos constituiu-se como um instituto monástico afeto aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho desde o século XII. No interior, destaca-se o acervo de pinturas, no conjunto das quais uma, exposta na capela-mor, poderá representar o venerando bispo frei Bartolomeu dos Mártires. No cemitério, encontra-se o jazigo de família de Amadeo de Souza-Cardoso.

Mosteiro do Salvador de Travanca
O Mosteiro de Travanca, considerado um dos mais importantes templos beneditinos do País, representa um dos mais ritmados espaços da arquitetura românica portuguesa. A torre, que deverá ser datada de finais do século XIII ou inícios do século XIV, merece uma atenção especial por ser uma das nossas mais elevadas torres medievais.

Merenda regional

 

Preço por pessoa:

35,00€
IVA incluído
Crianças até aos 10 anos: 50% de desconto

O preço inclui entrada nos locais indicados, acompanhamento por um guia, visita guiada aos monumentos da Rota do Românico por um técnico intérprete do património, almoço e merenda regional.
 
Transporte não incluído.

Número máximo de participantes: 20.

Programa-tipo ajustável e sujeito a disponibilidade e reconfirmação de preço.

Data de realização: todo o ano.

Informações
Sentir Património
T +351 968 955 236
sentirpatrimonio@gmail.com
 
Rota do Românico
T +351 255 810 706 | 918 116 488
visitasrr@valsousa.pt