A A A

1 Dia | Do Tâmega ao Douro: Caminhos de Fé

Igreja de Soalhães Beijinhos de Amor Mosteiro de Travanca Mosteiro de Travanca Igreja de Soalhães Mosteiro de Ancede Capela do Bom Despacho Vale do Douro Capela de Fandinhães Fatias do Freixo
A Vallis Patrimonium e a Rota do Românico convidam-no para uma inesquecível viagem espiritual, artística e gastronómica, sob o lema “Do Tâmega ao Douro | Caminhos de Fé”.

Os motivos de interesse deste programa turístico? O imponente Mosteiro de Travanca e a sua torre medieval; a riqueza do património móvel, máxima expressão da arte barroca, presente na Igreja de Soalhães e no Mosteiro de Ancede; a Capela de Fandinhães, o mais enigmático edifício do românico português; as arrebatadoras paisagens dos vales do Tâmega e do Douro; e, claro, a degustação de alguns dos mais conhecidos e saborosos doces regionais da Rota do Românico.

Conheça outras propostas aqui.
Programa da Visita

08h30Partida da Praça da Liberdade, com paragem na Praça Sá Carneiro (Velasquez) | Porto
09h45

Casa Lemos | Amarante
A doçaria regional tem na Casa Lemos, desde 1841, uma das suas maiores referências. O Pão de Ló, as Cavacas, os Biscoitos da Teixeira e os Beijinhos de Amor são apenas algumas das especialidades… Para este saboroso pequeno-almoço (livre), oferecemos uma caixinha de Beijinhos de Amor.

10h15Mosteiro do Salvador de Travanca | Amarante
A Igreja do Mosteiro de Travanca distingue-se, no contexto do património românico português, pelas suas invulgares dimensões e pela importância da sua ornamentação escultórica e pela extraordinária torre medieval que a ladeia, uma das mais altas de Portugal. Fundado na esfera de influência dos Gascos, Travanca constituiu, na Idade Média e muito além, um dos principais mosteiros masculinos do Entre-Douro-e-Minho.
11h45

Igreja de São Martinho de Soalhães | Marco de Canaveses
O interior da Igreja de Soalhães vai espantá-lo pela cor e pelo investimento que, no século XVIII, o ornamentou com painéis de azulejos, painéis em madeira relevada e talha que se estende além dos próprios retábulos. Da Idade Média persistem o portal principal, a moldura perolada do interior do óculo que o encima e o túmulo guardado por arcossólio na capela-mor.

13h00

Almoço livre | Baião
A vila de Baião possui uma numerosa e diversificada oferta gastronómica, presente em múltiplas unidades de restauração. Se preferir, também poderá fazer um piquenique num dos aprazíveis jardins.

15h30

Mosteiro de Santo André de Ancede | Baião
Igreja e Mosteiro de Cónegos Regrantes, depois dos Dominicanos, Ancede é testemunho de um importante centro económico e cultural. Tendo sido coutado em 1141, da igreja românica do velho Mosteiro sobrou apenas a rosácea e algumas paredes medievais. No adro, o interior da Capela do Senhor do Bom Despacho vai, seguramente, surpreendê-lo, com o seu notável teatro sacro onde pequenos palcos narram a vida de Cristo.

17h15

Capela da Senhora da Livração de Fandinhães | Marco de Canaveses
Enigmática, a Capela hoje consagrada à Senhora da Livração surge como um caso isolado no seio do românico português, apenas apresentando, atualmente, a capela-mor e os arranques da nave. A Capela de Fandinhães foi parcialmente desmantelada ou nunca foi concluída? Venha conhecer as últimas conclusões, depois das recentes escavações arqueológicas…

18h00

Casa dos Lenteirões | Marco de Canaveses
No final desta jornada cultural impõe-se uma paragem para repor as energias, provando um dos mais afamados e históricos d
oces regionais do território da Rota do Românico: as Fatias do Freixo. Referenciadas desde 1819, as Fatias do Freixo, cuja presença nos banquetes era exigida pelo rei D. Luís (r. 1861-1889), são a imagem de marca da Casa dos Lenteirões, no Freixo, Marco de Canaveses.

19h15

Chegada ao Porto

Preço por pessoa:
25,00€ (grupo de 20/25 participantes)
30,00€ (grupo de 10/15 participantes)

IVA incluído.

O preço inclui o transporte a partir do Porto ou de outro local a indicar, os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, a entrada e visita guiada aos locais mencionados, uma caixa (250 gr.) de Beijinhos de Amor e uma prova de Fatias do Freixo.

Nº de participantes (mín./máx.): 10 / 25.

Informações e Reservas
Vallis Patrimonium
RNAAT: 564/2017
T +351 915 236 576
vallispatrimonium@gmail.com
Reservar

Rota do Românico
T +351 255 810 706 | 918 116 488
visitasrr@valsousa.pt