A A A

2 Dias | Românico, Vinho e Sabores

Monverde - Wine Experience Hotel Quinta da Aveleda Quinta da Aveleda - Adega Velha Museu Amadeo de Souza-Cardoso Amarante Doçaria Conventual Igreja de Gatão Castelo de Arnoia 4615 Hotel Igreja de Vila Verde Monverde - Wine Experience Hotel Monverde - Wine Experience Hotel Mosteiro de Pombeiro Mosteiro de Pombeiro Fábrica do Pão de Ló de Margaride
Neste programa turístico de dois dias, a Younic Spots e a Rota do Românico convidam-no a conhecer (e a degustar…) algumas das mais significativas marcas do património material e imaterial desta região: a história e a arquitetura de quatro monumentos românicos; o Museu Amadeo de Souza-Cardoso; a Quinta da Aveleda e os seus afamados vinhos e queijos; o Pão de Ló de Margaride; e, claro, um almoço no primeiro (e multipremiado) hotel vínico da Região dos Vinhos Verdes…

Conheça outras propostas aqui.
Programa da Visita

Dia 1
09h00Partida do Porto (Av. Aliados)
10h00

Quinta da Aveleda | Penafiel
Passeie por um dos mais belos jardins de conceção romântica da região e descubra recantos de pura meditação. Entregue-se aos prazeres simples da vida e prove o vinho e o queijo da Quinta da Aveleda numa magnífica varanda com vista panorâmica.

11h45Museu Amadeo de Souza-Cardoso | Amarante
Um dos maiores pintores modernistas portugueses. Amadeo de Souza-Cardoso destaca-se entre todos eles pela qualidade excecional da sua obra e pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX. Fundado em 1947, este Museu guarda um vasto espólio respeitante à história local e a escritores e artistas amarantinos como António Carneiro, Acácio Lino, António Cândido, Agustina Bessa-Luís, e Teixeira de Pascoaes, entre outros.
13h30

Almoço Regional

15h30Igreja de São João Baptista de Gatão | Amarante
A Igreja de Gatão é um monumento que assinala um arco cronológico de construção entre os séculos XIII e XIV, apresentando-se como uma edificação onde se cruzam elementos românicos, nomeadamente o conjunto de pintura mural dos séculos XV e XVI patente na capela-mor e nave. No cemitério em frente à Igreja, encontramos o jazigo de Teixeira de Pascoaes…
16h30Castelo de Arnoia | Celorico de Basto
O Castelo de Arnoia situa-se no topo da antiga Terra de Basto. O Castelo impõe-se na paisagem como fortaleza de origem roqueira, sendo de destacar a sua torre de menagem, o torreão quadrangular e a cisterna. Em baixo, a antiga vila de Basto (hoje conhecida como aldeia do Castelo), com o seu pelourinho, casa das audiências e botica (farmácia), lembra a época de maior movimento, quando por ali passava importante estrada a ligar o Sousa ao Tâmega.
18h00Check-in no 4615 Hotel | Felgueiras
Inaugurado em 2018, o 4615 Hotel localiza-se no centro da cidade da Lixa, distinguindo-se pelo design, pelo conforto e pela arte de bem saber receber…
20h00Jantar Livre
Dia 2
10h00Igreja de São Mamede de Vila Verde | Felgueiras
A referência documental mais antiga respeitante à Igreja de São Mamede de Vila Verde data de 1220. Integrava então o padroado do Mosteiro de Pombeiro. É constituída por uma única nave e cabeceira retangulares. Os vestígios da pintura mural mostram que a parede da cabeceira foi pintada à maneira de um altar.
11h00Visita, Prova de Vinhos e Almoço Vínico no Monverde - Wine Experience Hotel | Amarante
O projeto do Hotel Monverde nasceu entre os bagos e vinhedos da Quinta da Lixa e afirmou-se como o primeiro hotel vínico da Região dos Vinhos Verdes. O local ideal para saborear alguns dos melhores néctares e sabores da região…

15h30

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro | Felgueiras
Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho. Fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda em 1102, teve origem numa antiga comunidade monástica. Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.

16h30

Fábrica do Pão de Ló de Margaride | Felgueiras
O pão de ló de Margaride ficou célebre quando a sua fabricante, Leonor Rosa da Silva, foi agraciada, em 1888, com o título de “Fornecedora da Casa Real”, por ter presenteado a rainha D. Amélia com este bolo por ocasião do nascimento do seu filho, Luís Filipe, o príncipe da Beira.

17h00

Partida para o Porto

Preço por pessoa: 130,00€ (IVA incluído).

Crianças até aos 3 anos: Gratuito

Crianças entre 4 e 12 anos: 50%

O preço inclui: Transporte a partir do Porto ou de outro local a indicar, alojamento no 4615 Hotel (ou similar) em regime de alojamento e pequeno-almoço, provas e refeições mencionadas no programa, acompanhamento por guia oficial, entrada e visita guiada nos locais identificados e seguro de acidentes pessoais.

Data de realização: Todo o ano, com exceção das segundas-feiras e dos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro.

N.º mínimo de participantes: 2.

Informações e Reservas
Younic Spots
T +351 966 659 461
geral@younicspots.com

Rota do Românico

T +351 255 810 706 | 918 116 488
visitasrr@valsousa.pt