A A A

3 Dias | Românico num Vale Iluminado

Endoenças de Entre-os-Rios Museu Municipal de Penafiel Centro Histórico de Penafiel Quinta da Aveleda Procissão das Endoenças Procissão das Endoenças Procissão das Endoenças Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro Fábrica do Pão de Ló de Margaride Igreja de São Vicente de Sousa Centro Histórico de Amarante Convento de São Gonçalo Convento de São Gonçalo Mosteiro de São Pedro de Ferreira Casa de Juste Mosteiro do Salvador de Travanca Mosteiro do Salvador de Travanca Bolinhos de Amor
Cumprindo uma tradição com mais de três séculos, as margens do Douro e do Tâmega, em Entre-os-Rios, voltam a iluminar-se para acolher, na Quinta-feira Santa, um dos mais singulares e celebrados eventos religiosos do território da Rota do Românico: a procissão das Endoenças.

Segundo a Liturgia Católica, as Endoenças são uma designação muito antiga referente à sexta-feira santa, dia de indulgência na Península Ibérica e no qual era dada a absolvição geral aos fiéis.

Ao longo do tempo, a designação mudou para o dia anterior que, no rito romano, era o das Indulgências, passando mais tarde a referir-se apenas à quinta-feira santa.

Em 2015, as "Endoenças de Entre-os-Rios" foram inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A Rota do Românico e a Yourway convidam-no a conhecer esta manifestação popular de pura fé e devoção, numa viagem de encantamento, de três dias, pelo património e pelas tradições e sabores da Semana Santa.

Conheça outras propostas aqui.

Programa da Visita

1º dia | 13 abril | Quinta-feira Santa

MANHÃ (10h30)Concentração | Penafiel

Museu Municipal | Penafiel
Dedicado à Arqueologia, História Local e Etnografia, e com uma intervenção ativa na preservação e promoção de valores significantes do património móvel, imóvel e imaterial de Penafiel, foi distinguido com o prémio Museu do Ano 2010.

Almoço
TARDECentro Histórico | Penafiel

Num pequeno percurso pedestre, vale a pena descobrir uma das cidades mais antigas do Norte de Portugal. Renda-se às peculiares travessas e ruas, admire a beleza das varandas em ferro e deixe-se contagiar pelo fervilhar dos espaços comerciais e das gentes locais.

Quinta da Aveleda | Penafiel

Passeie por um dos mais belos jardins de conceção romântica da região e descubra recantos de pura meditação. Entregue-se aos prazeres simples da vida e prove o vinho e o queijo da Quinta da Aveleda numa magnífica varanda com vista panorâmica.

Check-in em Hotel 4*
Transfer para Entre-os-Rios | Penafiel
NOITEJantar
Participação nas Endoenças

A celebração das "Endoenças de Entre-os-Rios" inicia-se às 20h30, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja de Santa Clara do Torrão (Marco de Canaveses). Uma hora depois, a procissão do Senhor dos Passos parte desta Igreja e, depois de cruzar o rio Tâmega, tem como destino a Capela de São Sebastião, em Entre-os-Rios (Penafiel), para o Sermão do Encontro entre Jesus Cristo e a Nossa Senhora das Dores, antes de seguir para o Calvário. O percurso da procissão é iluminado por mais de 50 mil tigelinhas com velas, distribuídas pelos passeios, janelas e fachadas das casas do Torrão, de Entre-os-Rios e ainda do lugar de Boure (Castelo de Paiva), na margem sul do rio Douro. Esta procissão é acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.

 

2º dia | 14 abril | Sexta-feira Santa

MANHÃPequeno-almoço
Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro | Felgueiras
Um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho. Fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda em 1102, teve origem numa antiga comunidade monástica.
Fábrica do Pão de Ló de Margaride | Felgueiras
O pão de ló de Margaride ficou célebre quando a sua fabricante, Leonor Rosa da Silva, foi agraciada, em 1888, com o título de “Fornecedora da Casa Real”, por ter presenteado a rainha D. Amélia com este bolo por ocasião do nascimento do seu filho, Luís Filipe, o príncipe da Beira.
Igreja de São Vicente de Sousa | Felgueiras
A Igreja de Sousa fazia parte de um conjunto conventual, cuja construção se concluiu no século XIII, como atesta a inscrição ao lado do portal norte, referindo a sua sagração solene no ano de 1214.
Almoço
TARDECentro Histórico | Amarante
Neste histórico burgo, as ruas típicas, a Casa da Calçada e a ponte sobre o rio Tâmega compõem um inesquecível postal ilustrado. Um pequeno percurso pedestre será o suficiente para encantar todos os seus sentidos…
Convento de São Gonçalo | Amarante
A igreja de São Gonçalo e o claustro são o que resta do antigo convento dominicano, fundado em 1540. Nestes espaços conjugam-se diversos elementos arquitetónicos, que representam o que de melhor se fazia ao nível do gosto artístico da época.
NOITEJantar



3º dia | 15 abril | Sábado

MANHÃPequeno-almoço
Mosteiro de São Pedro de Ferreira | Paços de Ferreira
A Igreja deste antigo Mosteiro é um dos mais singulares monumentos do românico português. Para além da excelência da sua arquitetura, nesta Igreja conjugam-se em harmonia alçados e motivos ornamentais oriundos de diversas regiões e oficinas. Conserva, ainda, a ruína de uma ante-igreja ou galilé de função funerária, excelente testemunho deste tipo de construção.
Casa de Juste | Lousada
Neste solar, cuja origem remonta ao século XIV, encante-se com os jardins e com pormenores que escondem deliciosos pedaços de história: a capela de estilo barroco, a janela manuelina, a fachada principal da casa, as cruzes de Malta e de Cristo. Hoje, a Casa de Juste é uma das grandes referências no turismo de habitação deste território.
Almoço na Casa de Juste
TARDEMosteiro do Salvador de Travanca | Amarante
Igreja monástica que se distingue, no contexto do património românico português, pelas invulgares dimensões, pela importância da sua ornamentação escultórica e pela extraordinária torre.
Prova de Doçaria

Depois de uma jornada cultural tão longa e enriquecedora, nada melhor do que recarregar energias com uma prova de doçaria local. Os afamados Bolinhos de Amor merecerão um destaque especial…

Fim do Programa

 

Preço por pessoa em quarto duplo:
Hotel****: 265€
Suplemento single: 30€

IVA incluído.

O preço inclui transporte com início e término em Penafiel, alojamento em hotel de 4*, guia oficial, provas e refeições (c/ bebidas) mencionadas no programa.


Nº mínimo de participantes: 25


Programa-tipo ajustável e sujeito a disponibilidade e reconfirmação de preço. 

Data de realização: 13, 14 e 15 de abril de 2017.

Informações
Yourway
T +351 914 913 136
contact@yourway.pt


Rota do Românico
T +351 255 810 706 | 918 116 488
visitasrr@valsousa.pt