A A A

1 Dia | Um Dia com Sabor a Lampreia

Lampreia Mosteiro de Cête Igreja de Cabeça Santa Centro Histórico de Penafiel Museu Municipal de Penafiel Quinta de Lourosa

A Rota do Românico e a Porto Outside convidam-no para um saboroso e memorável programa turístico, tendo como mote o afamado ciclóstomo desta região, servido à bordalesa e/ou com arroz.

Do património românico ao museológico, esta visita, com a duração de um dia, permitirá também a (re)descoberta do núcleo histórico de uma das cidades mais antigas do Norte de Portugal, bem como de uma das mais reconhecidas quintas produtoras de vinho verde nacionais.


Conheça outras propostas aqui.

Programa da Visita

MANHÃEncontro em hora e local a definir
10h00Mosteiro de São Pedro de Cête
A fundação do Mosteiro de Cête, que a tradição atribui a D. Gonçalo Oveques, remonta ao século X. Apesar da reforma gótica, esta Igreja é um testemunho da longa aceitação dos padrões românicos. No claustro merecem destaque algumas bem conservadas arcas tumulares de cavaleiros nobres.
11h30

Igreja do Salvador de Cabeça Santa
O nome desta Igreja está ligado a uma devoção de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, à relíquia de um personagem consagrado que aí se guardaria, a Cabeça Santa. Esta Igreja é um excelente exemplar para compreender a arquitetura românica portuguesa. O portal sul possui um curioso saltimbanco, numa posição acrobática.

12h30Almoço de Lampreia, servida à bordalesa ou com arroz
TARDE
15h00Centro Histórico de Penafiel
Num pequeno percurso pedestre, entre o Santuário do Sameiro e a envolvente da Praça do Município, vale a pena descobrir uma das cidades mais antigas do Norte de Portugal, Penafiel. Renda-se às peculiares travessas e ruas, admire a beleza das varandas em ferro e deixe-se contagiar pelo fervilhar dos espaços comerciais e das gentes.
15h30

Museu Municipal de Penafiel
Dedicado à Arqueologia, História Local e Etnografia, e com uma intervenção ativa na preservação e promoção de valores significantes do património móvel, imóvel e imaterial de Penafiel, foi distinguido com o prémio Museu do Ano 2010.

17h00

Quinta de Lourosa
A Quinta de Lourosa, em Lousada, é uma das mais reconhecidas e premiadas produtoras de vinho verde nacionais. Depois da visita guiada às vinhas e à adega, nada melhor que terminar este inesquecível dia com uma prova de vinhos.

19h00Fim do Programa

 

Preço por pessoa:

64€ (sem transporte)

70€ (com transporte a partir do Porto e/ou num raio de 30 km)

IVA incluído

Crianças dos 5 aos 12 anos: 50% de desconto

O preço inclui entrada nos locais indicados, acompanhamento por um intérprete do património da Rota do Românico, almoço e prova mencionados no programa.
 
Número mínimo de participantes: 4.

Data de realização: De 17 de fevereiro a 26 de março.

 

Programa sujeito a marcação.

Informações
Porto Outside
T +351 916 066 201
geral@portooutside.com
 
Rota do Românico
T +351 255 810 706 | 918 116 488
visitasrr@valsousa.pt