Voltar
07/01/2014
Já conheces os pequenos heróis da Rota do Românico?

Mafalda, a rainha!

Casou-se no ano de 1146 com D. Afonso Henriques, sendo a primeira rainha de Portugal! Sempre mostrou uma grande preocupação com os mais desfavorecidos e por esse motivo ficou muito conhecida pelas obras de caridade que realizou no território que abrange a Rota do Românico! Exemplo disso foi o seu empenho na construção de pontes sobre os rios Tâmega e Douro que permitiam a passagem e deslocação entre margens!

 

Afonso, o rei!

É muito conhecido como o conquistador, uma vez que realizou diversas batalhas e conquistas pelo território nacional para formar o reino de Portugal! Sempre teve uma ligação muito forte ao território do Tâmega e Sousa, por causa do seu aio, Egas Moniz, que foi um dos grandes proprietários destas terras!

 

Egas, o aio!

Foi o responsável por educar o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques! Teve muitas propriedades e monumentos que atualmente se encontram na Rota do Românico! Pertenceu à importante família dos Ribadouro, que muito ajudou a desenvolver o território do Tâmega e Sousa através da fundação de mosteiros, como o de Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, e o de Santa Maria de Cárquere, em Resende!

 

Sancho, o guerreiro!

Nasceu no ano de 1154, filho de D. Afonso Henriques e de D. Mafalda! Em 1185 tornou-se o segundo rei de Portugal! Durante o seu reinado teve como principal função fortalecer e povoar o território nacional, tendo uma grande ligação à construção de monumentos românicos.

 

Mafalda, a princesa!

Sempre teve uma forte ligação com o território do Tâmega e Sousa por causa da sua aia, D. Urraca Viegas de Ribadouro, filha de Egas Moniz! Terá sido por essa razão que financiou a construção das Igrejas do Salvador de Cabeça Santa e de Abragão, em Penafiel, e que poderás visitar através da Rota do Românico!

 

Benjamim, o monge!

Representa as comunidades religiosas que viviam nos mosteiros que hoje em dia fazem parte da Rota do Românico, principalmente a ordem beneditina! Durante séculos os monges foram os responsáveis pela construção e reconstrução de monumentos que ainda hoje são notáveis exemplos de arquitetura! Os monges sempre foram grandes sábios e deram um grande contributo na transmissão de conhecimentos!

 

Diogo, o saltimbanco!

É um artista medieval, que se apresenta em locais públicos para mostrar habilidades artísticas, com intenção de divertir todas as pessoas! Gosta do território do Tâmega e Sousa e, por isso, encontramos representações muito interessentes destes artistas nos monumentos que formam a Rota do Românico! Poderás encontrar essas imagens na Igreja do Mosterio de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira, e os acrobatas em Tarouquela, Cinfães, ou em Cabeça Santa, Penafiel!

 

Pedro, o canteiro!

Este pequeno herói é uma peça fundamental para se compreender a importância da construção dos monumentos românicos! Através de algumas marcas que os canteiros deixaram nas construções, para identificar o trabalho realizado, poderás descobrir os locais por onde passaram estes mestres da construção medieval!