Voltar
Aires Gomes da Silva [séc. XIV]

Aires Gomes da Silva [séc. XIV]

Aires Gomes da Silva foi um militar do século XIV, nasceu de uma importante família portuguesa, e desempenhou funções de aio do rei D. Fernando.

Filho de João Gomes da Silva e de Senhorinha Martins, recebeu por designação do rei D. Pedro, em 1357, a Quinta da Silva, com as suas rendas, localizada em Valença do Minho.

Com a subida ao trono de D. Fernando verificam-se diversos benefícios que este último rei da linha da dinastia de Borgonha atribui ao seu vassalo e alferes-mor, em reconhecimento do forte apoio, tanto na infância como na ação das guerras contra o rei de Castela.

Importa destacar um importante registo, em 8 de abril de 1367, que trata da doação de juro e herdade dos lugares de Unhão, Vilar de Torno, Manhuncelos, Atães, Vila Caiz, Brunhais e Regilde, na comarca de Entre-Douro-e-Minho, com a posse de jurisdição civil, casais, honras, maladias, casas e fortalezas, e transmissão a seus herdeiros por via legítima.

Com a conturbada sucessão de D. João I, Aires Gomes da Silva assume-se como apoiante de D. Beatriz, sendo identificado, em 1385, aquando da campanha do rei contra as fortalezas da região de Entre-Douro-e-Minho, a exercer as funções de alcaide do Castelo de Guimarães.