Ouvir
A A A
Felgueiras: Festival do Pão de Ló

Felgueiras: Festival do Pão de Ló

De 12-04-2019 a 17-04-2019

Felgueiras - Festivais / Ciclos

Entre 12 e 17 de abril, a Rota do Românico vai associar-se, com diversas iniciativas, ao Festival do Pão de Ló - Mostra Internacional de Doces Tradicionais e à Páscoa na Praça, em Felgueiras.
No dia 12, sexta-feira, no Mosteiro de Pombeiro, após o concerto do Vocal Art Ensemble (21h), será inaugurada a exposição temporária “O órgão do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro | Elementos da intervenção de conservação e restauro”.

Esta exposição pretende dar a conhecer as fases do processo de conservação e restauro do citado órgão (de tubos), promovido em 2015 pela Rota do Românico e pelo Município de Felgueiras, revelando também algum do espólio (peças metálicas e de madeira, peles e papel) da caixa e da máquina do órgão que, devido à sua degradação, não foi possível recuperar para integrar novamente o instrumento.

Localizado no coro alto da igreja, o órgão de tubos do Mosteiro de Pombeiro começou a ser construído em 1766. O artífice da máquina foi Francisco António Solha ou Solla (c. 1720-1794) e a decoração da caixa do órgão foi da autoria de frei José de Santo António Ferreira Vilaça (1731-1809). Este órgão esteve inativo mais de dois séculos.

A exposição estará patente na sala que antecede o coro alto, de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.

Nos dias 13 e 14, a Rota do Românico proporcionará visitas guiadas aos diversos espaços do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

No domingo, 14, pelas 19 horas, no mesmo local, poderá assistir ao concerto de órgão protagonizado pelo organista e compositor Rui Fernando Soares. A entrada será livre.

A décima edição do Festival do Pão de Ló, cujo programa completo poderá ser consultado em anexo, tem o palco principal, este ano e pela primeira vez, na Praça Dr. Machado de Matos, no centro da cidade de Felgueiras, com 44 expositores de doçaria, chás e licores.

A Rota do Românico também colaborará no projeto cultural Páscoa na Praça, que animará a Praça Dr. Machado de Matos, na semana que antecede a celebração pascal.

Assim, o serviço educativo da Rota do Românico dinamizará as seguintes atividades lúdico-pedagógicas, entre as 14h30 e as 16h, destinadas ao público infantojuvenil (3-10 anos):
Dia 15, segunda-feira: “À descoberta da escultura românica”;
Dia 16, terça-feira: “Constrói a tua sigla”;
Dia 17, quarta-feira: Exploração dos jogos da Rota do Românico.

As inscrições, gratuitas, para estas atividades deverão ser efetuadas através do e-mail gestao@aclem.pt.
Local:

Mosteiro de Pombeiro e Praça Dr. Machado de Matos, Felgueiras.

Anexos:
  • Festival do Pão de Ló: CARTAZ

     (jpg, 258 Kb)

    Download
  • Exposição: CARTAZ

     (jpg, 299 Kb)

    Download