Cinco regiões europeias (a Alta Saxónia e a Turíngia da Alemanha, Modena de Itália, a Caríntia da Áustria e a Eslovénia) uniram-se para construir uma rede de locais e itinerários românicos na Europa.
Após o fim desse projeto, a TRANSROMANICA foi reconhecida como “Grande Itinerário Cultural do Conselho da Europa“, em agosto de 2007. Este importante reconhecimento esteve na base da decisão de prolongar o projeto, mantendo as parcerias já estabelecidas.
Em novembro de 2007, foi criada a associação internacional “TRANSROMANICA – The Romanesque Routes of European Heritage e.V.”, com sede em Magdeburgo, na Alemanha. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, com orçamento próprio, vocacionada para a promoção do património europeu associado à arte e arquitetura românicas, desenvolvendo o turismo, de forma a apoiar o desenvolvimento regional sustentável.
A Rota do Românico aderiu formalmente à TRANSROMANICA no dia 11 de dezembro de 2009, numa cerimónia realizada em Modena, Itália. A diretora do Rota do Românico, Rosário Correia Machado, integra o Conselho Executivo da TRANSROMANICA, desde outubro de 2013.
A TRANSROMANICA reúne associados de nove países europeus, localizados entre o Báltico e o mar Mediterrâneo: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Espanha, França, Itália, Portugal, Roménia e Sérvia.
Mais informações da TRANSROMANICA estão disponíveis no seu sítio da internet.